multiculturalismo

Um amor que te faz subir montanhas - Cadeira de rodas apropriada para prática de montanhismo entre cadeirantes

Um amor que te faz subir montanhas - Cadeira de rodas apropriada para prática de montanhismo entre cadeirantes

Imagine que você é apaixonado por desbravar montanhas e nenhum desafio te impede de alcançar o ponto mais alto, onde pode sentir o vento no rosto e apreciar as vistas deslumbrantes. Então, de repente, sua vida vira de cabeça para baixo, quando o diagnóstico de degeneração cerebelar, impede que você possa andar com seus próprios pés novamente.

Essa é a história de Juliana Tozzi, entretanto ela não acaba com um final triste. Mas sim, como o início de uma narrativa de amor, determinação e superação. Juliana encontrou no seu esposo, Guilherme, um companheiro incansável, que, ao declarar "Onde você quiser ir, eu vou te levar!", deu início a uma mobilização entre amigos e família para criar uma cadeira especial que permitisse a prática de montanhismo e trilhas. Este é o relato de como o amor e a engenharia se uniram para superar limites e alcançar novos picos.

Juliana, Guilherme, Ben e Luciano

Desse Amor Sem Fim, Nasceu a Iniciativa: Montanha Para Todos

A paixão de Juliana Tozzi e Guilherme pelas montanhas se transformou em algo ainda maior quando o amor e a determinação deles deram origem à iniciativa Montanha Para Todos. Onde criaram uma empresa que se especializou em fabricar cadeiras de rodas especiais, permitindo que pessoas com deficiência (PCDs) possam praticar montanhismo e trilhas onde quer que estejam. O Montanha Para Todos não só cria equipamentos, mas também concretiza grandes sonhos, oferecendo aos cadeirantes a oportunidade de explorar trilhas ao ar livre.

Montanha para todos

A Participação da Portable Style

A Portable Style teve o privilégio de participar de um desses momentos transformadores. Em uma mobilização destinada a garantir o acesso de cadeirantes às trilhas, nossa equipe se uniu a voluntários e entusiastas da inclusão. Utilizando cadeiras de rodas adaptadas, conseguimos auxiliar cadeirantes a subir montanhas, explorando os Campos do Quiriri e a Pedra da Tartaruga, a fim de desfrutar da natureza como nunca antes. Juliana Tozzi, uma das precursoras da criação dessas cadeiras adaptadas, nos ensinou que “Tudo é possível, basta determinação, adaptação e amigos”.

 

Transformando Sonhos em Realidade

A ação humanitária que testemunhamos e da qual participamos mostra como o acesso de cadeirantes à trilhas ao ar livre é possível. Equipados com cadeiras de rodas adaptadas e contando com a solidariedade de voluntários, conseguimos auxiliar no transporte em terrenos difíceis. Essa combinação de tecnologia, amor e esforço comunitário está abrindo novos caminhos para a inclusão e proporcionando experiências inesquecíveis para todos os envolvidos.

A história de Juliana e Guilherme é uma verdadeira saga de amor, superação e dedicação à inclusão. Eles não apenas enfrentaram desafios pessoais, mas também criaram uma iniciativa que está transformando a vida de muitas pessoas com deficiência. O Montanha Para Todos é um exemplo inspirador de como a vontade de ajudar e a inovação podem abrir novos horizontes para todos.

Se você quiser conferir mais sobre essa incrível jornada, veja o vídeo completo no nosso canal do YouTube, aqui. Juntos, exploramos os Campos do Quiriri e a Pedra da Tartaruga, proporcionando experiências únicas a pessoas com PCD. Foi incrível ver a alegria e a superação de cada um, mostrando que todos merecem conectar-se com a natureza.

Para conhecer mais sobre este projeto, visite o site Montanha Para Todos. Inscreva-se para ser um voluntário e colaborar em ações específicas ou para assessorar e auxiliar no transporte de pessoas que queiram utilizar as cadeiras Juliettis já espalhadas pelo Brasil.

Onde as cadeiras estão disponíveis?

Até agora, são 41 cadeiras espalhadas pelo Brasil.

No Rio de Janeiro, é possível usar a cadeira no Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional de Itatiaia, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis e Niterói.

Em São Paulo, as Juliettis estão disponíveis no Parque Estadual da Cantareira, Monteiro Lobato e na própria cidade de São Paulo.

A cadeira também está disponível em Quatro Barras, no Paraná, e em outras muitas localidades.

Confira outras localizações disponíveis

Este evento foi repleto de energia positiva e colaboração. Agradecemos especialmente ao Alan, guia de montanhismo e responsável pelo Voluntários da Montanha, bem como à GRM Joinville. Essa equipe dedicada trabalha incansavelmente para promover a inclusão social de pessoas com deficiência no montanhismo na região sul do Brasil.

Uma verdadeira oportunidade de conexão, alegria e, acima de tudo, acessibilidade.

Continuar lendo

Rota da Baleia Franca
Desbravando o deserto com o fotógrafo Rodrigo Barreto

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.