conexão

Slow Living é mood do momento

Slow Living é mood do momento

DESACELERAR!

Seria essa a palavra do momento?

Em meio a tanta correria, estresse e ansiedade para cumprir com uma agenda lotada, agradar o algoritmo, bater a meta, ou simplesmente equilibrar todos os pratinhos entre trabalho, vida pessoal, casa, filhos e sonhos, parece impossível encaixar o desacelero na rotina. 

O Slow Living nasce exatamente nesse momento, em contrapartida da cultura acelerada do "mais rápido e melhor". As gerações millenium e Z, saturados de estímulos de todos os lados e extremamente familiarizadas com os termos "burnout" e "produtividade tóxica", começam a aderir esse conceito para levar a vida mais leve e tranquila

E é claro que a pandemia de COVID-19 impactou e acelerou ainda mais esse processo. Com muitas pessoas obrigadas a ficar em casa, passou-se a notar o quão automático era a rotina acelerada (é claro que aqui existe um recorte econômico, social e de gênero, pois sabemos do trabalho excessivo e, por vezes, silencioso, que algumas profissões tiveram nesse período).

Não se trata apenas de trabalhar menos, mas viver melhor e mais presente, com mais sustentabilidade, saúde mental e equilíbrio.

Hoje, o Slow Living não é apenas um estilo de vida alternativo. É um grito silencioso por reconexão com o essencial — com o tempo, o corpo, a natureza e os outros. 

É claro que como todo movimento de manada, muitas pessoas aparecem dando soluções milagrosas: marque uma viagem para viver o agora, vá a uma praia paradisíaca, largue seu emprego hoje e viva uma vida mais autônoma!

É preciso ter cuidado, encaixar as coisas na sua realidade. E não, para viver melhor, você não precisa fazer uma viagem para o exterior ou algo que você não consiga no momento, você pode aproveitar pequenos momentos do dia a dia com mais presença e conforto ou, quem sabe, planejar algo para o próximo ano, mas sem pressa!

Viver devagar não é fazer menos, apenas por fazer. É fazer com mais sentido.

É entender que o tempo livre não precisa ser preenchido com mil tarefas. Que você não precisa transformar todo hobby em trabalho. Que existe valor em sentar numa cadeira confortável, tomar um café com calma, caminhar sem rumo, ou apenas observar o céu sem olhar o relógio.

A Portable te convida a desacelerar, viver o slow living de fato! Ter um final de semana sem mais uma agenda corrida, pegar uma cadeirinha e sentar em algum lugar com uma vista legal, abrir a rede na sacada e aproveitar melhor um momento simples com quem você ama. Afinal, a vida acontece nos detalhes do dia a dia!

Continuar lendo

Recomendação de trilhas (com paisagens de tirar o fôlego) no Brasil
Como Organizar a Comida para uma Trilha de 5 Dias: Dicas de Alimentação Leve, Nutritiva e Sustentável

Deixar comentário

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.