conexão

Setembro Amarelo: A conexão da natureza com a saúde mental

Setembro Amarelo: A conexão da natureza com a saúde mental

Se conecte com o mundo!

Caminhar em trilhas, relaxar à beira de um rio, ou simplesmente passar um tempo ao ar livre ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. A beleza natural que nos cerca pode inspirar pensamentos positivos e oferecer um senso de paz e tranquilidade, nos trazendo para o aqui e agora. 

A prática de mindfulness envolve cultivar a habilidade de observar seus pensamentos e sentimentos sem se envolver profundamente com eles. Em vez de reagir automaticamente a situações estressantes ou a pensamentos negativos, você aprende a observá-los com calma e aceitação. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de melhorar a clareza mental e o bem-estar emocional.

Lembre-se de que a chave para praticar mindfulness na natureza é estar totalmente presente no momento, usando seus sentidos para se conectar com o ambiente natural ao seu redor. Aqui vão algumas ideias para você se conectar com a natureza:

Caminhadas, meditação ao ar livre, yoga ao ar livre, concentrar-se na respiração e na conexão com a natureza ao seu redor, saborear texturas e cheiros de frutas.

Sinta o ar nos seus pulmões

Ao focar na sensação da respiração nos pulmões, você se conecta com o momento presente, cultivando o mindfulness, a consciência plena do aqui e agora. Isso ajuda a afastar preocupações passadas ou futuras, reduzindo o estresse e a ansiedade. Uma técnica simples mas poderosa para relaxar e controlar as emoções em momentos de estresse ou ansiedade.  A importância de contar até 10 consiste na sua capacidade de interromper pensamentos negativos e impulsos emocionais, dando-nos um tempo para reavaliar situações e criar espaço para pensar com mais clareza.

Vale lembrar que o Setembro Amarelo é um movimento que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ele nos lembra que não estamos sozinhos em nossas lutas e que buscar apoio é fundamental. Estar bem consigo mesmo e o autocuidado é algo fundamental, faça do seu corpo uma casa agradável para você mesmo.

Continuar lendo

Acampamento de rede e minimalismo: a combinação perfeita para desfrutar da natureza
Entre a tradição e a tecnologia: Os desafios da preservação da cultura e natureza indígena.

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.