criatividade

Porque a natureza pode te deixar mais criativo

Porque a natureza pode te deixar mais criativo

Acredito que a criatividade é, por vezes, superestimada.

Ninguém nasce criativo, ao contrário, é necessário tornar-se. Já ouvi muito a frase "você nasceu com o dom do desenho". Sempre discordo disso. Acredito que, como John Locke dizia, nascemos como uma "tábula rasa", ou seja, nosso cérebro é uma tela em branco. Vamos adquirindo conhecimento com o tempo, com nossas vivências e com o que nos é ensinado.

Quando crianças somos mais criativos porque tempos tempo e liberdade para deixar o cérebro criar de forma mágica e utópica. Conforme crescemos as responsabilidades aumentam, o tempo parece ficar cada vez mais curto, por vezes, ficamos mais céticos e a criatividade vai sendo jogada pra debaixo do tapete. 

E ai nos deparamos com os bloqueios criativos! Horas olhando para a tela do computador, ou para o papel, sem finalizar nada bom. Às vezes, a melhor coisa a se fazer é sair.

Ideias boas não caem do céu, mas é possível encontrá-las olhando para ele.

Isso mesmo, a criatividade e a natureza, estão inteiramente ligadas. Para ter boas ideias é preciso limpar a mente e nada melhor do que a natureza para fazer isso. 

Pode ser uma simples ida à praia ou parque no domingo, uma caminhada, ver o sol nascer, ou observar a lua. Tudo é válido para limpar a cabeça da correria da rotina e dar espaço para boas ideias.

 

 

E não sou eu quem diz isso, é a ciência! Segundo Ruth Ann Atchley, diretora de psicologia da University of Kansas, em Lawrence, EUA “a natureza produz um efeito restaurador que nos ajuda a embarcar em pensamentos de alto nível” e ainda acrescenta que “a natureza conduz a níveis superiores de criatividade”.

Uma pesquisa feita na Universidade de Utah, teve resultados muito parecidos. Para o pesquisador David Strayer “agora estamos vendo mudanças no cérebro e mudanças no corpo que sugerem que somos fisicamente e mentalmente mais saudáveis ​​quando estamos interagindo com a natureza.”

Nosso cérebro sofre modificações fisiológicas com esse contato, que aumenta nosso bem-estar, diminuindo pensamentos negativos obsessivos e reorganizando-os. Levando em consideração que nosso corpo trabalha como um efeito dominó onde tudo está interligado, esses fatos afetam positivamente sua capacidade cognitiva de criar.

 

As telas podem atrapalhar nosso processo e capacidade de criar, sair delas para observar a natureza e se conectar com pessoas que você gosta ou, até mesmo, com você ajuda muito no processo.

Afinal, usamos a criatividade o tempo todo, nas mais variadas tarefas domésticas que fazemos no dia a dia,ou você acha mesmo que pegar legumes aleatórios que estão perdidos há dias na geladeira e preparar um almoço não é uma tarefa que exige criatividade?

Tudo na vida se constrói com prática, com a criatividade não seria diferente, é preciso testar para chegar ao resultado desejado!

Continuar lendo

Portable Style na 9ª edição do Shark Tank Brasil: conectando pessoas à natureza

Deixar comentário

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.